【374bet.com】Rio: intérpretes de sambas
O cineasta Silvio Tendler74bet.com 75 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nas redes sociais da produtora fundada pelo cineasta, a Caliban. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana.
"Silvio deixa uma filha, um neto, mais de cem obras, incontáveis amigos, centenas de ex-alunos, uma legião de fãs e a semente da justiça social plantada em todos nós", confirma a produtora pelo Instagram.
Documentarista premiado, com uma centena de títulos, Tendler se notabilizou por sua cinematografia de cunho político e histórico.Ele realizou os longas-metragens sobre ex-presidentes, como "Os anos JK — Uma trajetória política" (1980), "Jango" (1984), e "Tancredo: A travessia" (2011).
O cineasta também produziu filmes sobre intelectuais, pesquisadores e artistas brasileiros como Josué de Castro – Cidadão do Mundo (1994), Milton Santos - Pensador do Brasil (2001); Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (2003).
É dele documentário “O Mundo Mágico dos Trapalhões” produzido em 1981 e até hoje reconhecido por ter atingido a maior bilheteria para filmes nacionais no segmento: 1,8 milhão de espectadores.
Ver essa foto no Instagram
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Pelas redes, a Casa Rui Barbosa (ligada ao Ministério da Cultura) assinala que Tendler teve “uma vida inteira dedicada a contar a história recente do país com coragem, compromisso e denúncia.”
Silvio Tendler foi condecorado duas vezes pelo governo federal: a primeira vez pela Ordem de Rio Branco em 2006 (Presidência da República); e a segunda vez, este ano, como comendador da Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura).
O enterro de Silvio Tendler será no domingo (7), às 11h, no Cemitério Comunal Israelita do Caju, localizado na zona portuária do Rio. Ele se descrevia como “um utopista” que acreditava “que a vida vai melhorar.”
相关推荐
- Prouni 2025/2: prazo para comprovar informações termina na sexta
- Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias
- Conmebol sorteia grupos da Copa Libertadores Feminina
- Marluce Caldas e Carlos Brandão tomam posse como ministros do STJ
- Cadastro de pessoas desaparecidas renova esperanças, dizem famílias
- Corte Especial do STJ confirma afastamento de governador do Tocantins
- CBF divulga datas e horários da decisão do Brasileiro Feminino
- Lula pede mobilização popular contra aprovação do projeto da anistia